domingo, junho 16, 2013



"O amor não é um incidente isolado, Julieta. O amor está em qualquer lugar. Sempre esteve. Você apenas precisa escolher a luz ao invés da escuridão, o sol ao invés da chuva." 



Julieta Imortal é narrado pela própria protagonista, que foi enganada pelo seu grande amor, Romeu. Depois de se entregar a ele, na noite de núpcias, Julieta é assassinada pelo seu amado, que, assim, obtém a imortalidade. Mas a alma da jovem é resgatada pelos Embaixadores da Luz, entidade sobrenatural que tenta proteger o amor verdadeiro, salvando almas gêmeas dos Mercenários do Apocalipse, grupo maligno do qual Romeu passou a fazer parte quando resolveu acabar com a vida da mulher que amava para se tornar imortal.

Julieta passa, então, a trabalhar para os Embaixadores. Sua missão é reencarnar temporariamente no corpo de alguma garota e trabalhar para salvar almas gêmeas ameaçadas por Romeu, que reencarna no corpo de garotos que acabaram de falecer e tenta, a todo custo, separar para sempre as almas gêmeas que Julieta tenta salvar, incentivando um dos amantes a matar sua cara metade para conquistar a imortalidade, assim como ele fez no passado. Alimentando um grande desejo de vingança, Julieta atravessa os séculos lutando contra aquele que um dia já amou e que agora se alimenta da destruição de jovens casais que se amam.

Em uma de suas missões, Julieta reencarna no corpo de Ariel, uma garota tímida, cheia de traumas, nada popular, que sofre um acidente de carro com o garoto mais popular da escola, Dylan, que só convidou a garota para sair por causa de uma aposta que fez com os amigos. Dylan morre e Romeu reencarna em seu corpo. 

Fugindo de Romeu (no corpo de Dylan), Julieta (no corpo de Ariel) é salva por Ben, por quem ela começa a se apaixonar. Julieta, desde a traição de Romeu, não nutria mais esse tipo de sentimento que passa a ter por Ben, mas, embora esta seja a única vez em séculos que se sente viva, não pode se deixar levar, pois Ben é uma das almas gêmeas que deve proteger. Mesmo amando o jovem, é missão de Julieta encontrar a alma gêmea do rapaz e proteger o casal das artimanhas de Romeu.

O enredo é interessante e não se pode negar que é necessário coragem (até mesmo ousadia) para transformar tão radicalmente aquela que talvez seja a história de amor mais famosa de todos os tempos... Além disso, a própria forma de criar uma atmosfera sobrenatural é diferente das narrativas que têm feito sucesso ultimamente (nada de seres mitológicos como vampiros, lobisomens, anjos etc). 

Mas, infelizmente, há momentos em que a indecisão de Julieta atrapalha o ritmo da trama. Ela simplesmente não se decide se pode ou não amar Ben; se deve ou não lutar para que ele fique com outra garota (mesmo acreditando que é o certo a fazer); se, quando demonstra se preocupar com ela, Ben está expressando carinho por ela ou por Ariel... E o pior: ela não consegue superar o que aconteceu entre ela e Romeu. Ela se lamenta demais por ter sido traída e não consegue enxergar que nem tudo é tão tenebroso quanto ela vê... Ainda bem que o Romeu "salva" a trama: mesmo sendo o vilão, ele é tão interessante, intrigante e instigante que faz valer a leitura, apesar de ainda preferir a história original de Shakespeare.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Uma das coisas que mais me incomodou é que Julieta como narradora da história contou apenas a sua versão dos fatos e durante a história ela se mostra confusa com seus sentimentos e suas memorias e deixa quem ler também confuso.  Eu não gostei de Julieta pelo simples fato de ser tão egoísta e ter colocado a vida de Ariel em risco o tempo todo pensando em uma forma de enfrentar Romeu e os Mercenários de proteger o Ben.  Julieta podia ter acabado com a amizade de Gema e Ariel, podia ter afastado a mãe de Ariel da filha.
E se tornava uma personagem tão chata quando se tratava do seu amor pelo Ben e seu ódio pelo Romeu que me fez simpatizar pelo suposto vilão "mostro" como ela o designa. Onde no final ele declara ao tentar mata-lá novamente que seria para seu bem e evitar  que ela fosse pro inferno, enquanto ele se transformava em um ser repugnante sem poder sentir nada e sem dar um grito de socorro habitando o mundo das sombras, durante toda a  e as memorias de julieta foram reveladas, Romeu não a matou como ela pensa, ela própria se matou com um punhal em seu peito.

Romeu teve uma nova oportunidade e se tornou Embaixador dando a impressão de uma história inacabada e dando gancho para ROMEU IMORTAL 

AINDA VOU LER ...

Romeu Imortal
Nunca é tarde Demais de encontrar a redenção

Amaldiçoado a viver eternamente em seu cadáver apodrecido, Romeu, conhecido por suas implacáveis e cruéis formas de agir, tem a chance de se redimir por viajar de volta no tempo para salvar a vida de Ariel Dragland. Sem que ela saiba, Ariel é importante tanto para os Mercenários quanto para os Embaixadores e detém o destino do mundo em suas mãos. Romeu deve ganhar seu coração e fazê-la acreditar no amor, antes que seu trabalho seja descoberto pelos Mercenários. Embora sua sedução comece ainda outra mentira, ela logo se torna sua única verdade. Romeu jura proteger Ariel de danos e fazer o que for preciso para ganhar seu coração e alma. Mas quando Ariel é levada a acreditar que seu amor é um engano, ela se torna vulnerável à manipulação dos Mercenários, e sua própria escuridão interior pode vir a matá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário